O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) registrou uma queda de cerca de 50% nos incêndios em vegetação atendidos em agosto de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, até o dia 10 de setembro, o estado contabilizou 5.770 ocorrências, sendo Londrina e Norte Pioneiro as regiões mais impactadas, com 411 registros.

Estratégias de combate

Os números foram apresentados em uma reunião organizada pelo CBMPR, que contou com a participação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Simepar, IBAMA, brigadas municipais, voluntárias e instituições de ensino e pesquisa. O encontro teve como objetivo avaliar atendimentos, apresentar prognósticos e alinhar medidas de prevenção e combate a incêndios florestais.

 


SAIBA MAIS


 

Novas medidas e integração entre órgãos

A CEDEC destacou a entrada em vigor de um novo contrato para uso de aeronaves no combate a incêndios florestais, incluindo protocolos de acionamento e registro das ações. Atualmente, o Paraná conta com 87 brigadas municipais e brigadistas em unidades de conservação.

Setembro deve ser seco e risco de incêndios aumenta

Apesar da queda nos incêndios, o Simepar alertou para um setembro mais seco, com pouca chuva e precipitações localizadas que não atingem todas as regiões, elevando o risco de novos focos.

 

Com informações da AEN/PR