O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender um incêndio no Hospital Pequeno Príncipe (HPP), por volta das 7h40 desta terça-feira (31). A situação aconteceu no ambulatório de oncologia e hematologia da instituição. Um funcionário ficou ferido.

De acordo com informações do hospital, houve um vazamento de oxigênio na ala que as crianças recebem tratamento de quimioterapia. O escape de gás foi detectado por uma das enfermeiras do setor, assim que chegou para o turno de trabalho. Em seguida, a equipe de manutenção do hospital foi acionada e fez uma tentativa de contenção do vazamento. Nesse momento, houve uma explosão seguida de um incêndio, como explicou Fábio Motta, vice-diretor de Qualidade e Pesquisa Clínica do Hospital Pequeno Príncipe.

Fábio Motta afirmou que funcionários e pacientes que estavam no ambulatório foram retirados no local e não ficaram feridos.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Lucas Romaniuk, que junto com outros 13 profissionais da corporação atuaram no combate às chamas, disse que somente um brigadista do hospital ficou ferido durante o combate ao incêndio e foi encaminhado ao Hospital Evangélico Mackenzie por uma equipe do Siate.

Ao todo, seis veículos do Corpo de Bombeiros foram deslocados para atender a ocorrência.

Lucas Romanik explicou que o vazamento de oxigênio potencializou a propagação do fogo.

Segundo o Pequeno Príncipe, o incêndio que atingiu a ala de onco-hematologia do hospital causou a interrupção no atendimento de algumas especialidades e também de alguns exames. Como houve uma explosão, o fogo se alastrou e atingiu outras salas e setores do hospital.

Os atendimentos no serviço de ortopedia, que fica localizado ao lado do setor atingido pelo fogo, e exames de ecocardiograma, holter, eletroencefalograma e raio-x serão reagendados o mais breve possível, conforme a instituição.

O hospital informou que o ambulatório atingido pelo fogo ficou destruído com o impacto da explosão e terá que ser totalmente reconstruído. Para manter o atendimento aos pacientes do setor de oncolologia e hematologia, o Pequeno Príncipe já iniciou a preparação de um espaço alternativo para dar continuidade aos tratamentos e não prejudicar os pacientes. Todas as equipes do hospital estão empenhadas para organizar e realocar os espaços atingidos a fim de normalizar a situação.

Neste momento, a instituição afirmou que os trabalhos estão direcionados para que os atendimentos sejam restabelecidos com qualidade e segurança e também se solidarizou com o colaborador ferido.