A vacinação anticovid foi ampliada nesta quarta-feira (24) com a convocação de um novo grupo. Pessoas de 18 a 59 anos com imunossupressão podem receber mais uma dose de reforço. Para recebê-la é necessário um intervalo mínimo de 120 dias desde a dose anterior.

A vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em 107 unidade de saúde. Os locais podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

Com a nova convocação, as pessoas que fazem parte deste grupo ficarão com cinco doses no total. São esperadas cerca de 10 mil pessoas para a aplicação do novo reforço.

Para os imunossuprimidos vacinados na 1ª dose com Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca, a nova dose equivale ao 3º reforço. Para as pessoas deste grupo vacinadas na 1ª dose com Janssen, a nova equivale ao 4º reforço.

A convocação atende a uma nova determinação do Ministério da Saúde no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19. Anteriormente, já haviam sido convocadas as pessoas com 60 anos ou mais com imunossupressão.

Condições de imunossupressão
Pessoas que já estão se vacinando dentro dos critérios de imunossupressão em Curitiba receberão mensagem pelo aplicativo Saúde Já Curitiba, nesta quarta, para a convocação da nova dose. Nestes casos, não é preciso apresentar comprovação da condição de imunossupressão.

Pacientes que ainda não tenham sido vacinados como imunossuprimidos anteriormente e não são acompanhados pelo SUS Curitibano devem apresentar alguma documentação que comprove a sua condição.

Com informações da assessoria