A temporada tem sido atípica no litoral, por causa dos bloqueios nas estradas e sequência de dias chuvosos. Essas interferências já estão sendo sentidas por comerciantes e moradores que vivem do turismo.

Felipe Andrios Gonçalves, secretáriio da Animpo, Associação dos Moradores da Ilha do Mel, no litoral paranaense, segue monitorando os números. Segundo ele, o movimento está deixando a desejar, por vários motivos.

A entidade congrega 800 famílias que possuem autorização para viver e comercializar produtos na ilha. E a insatisfação é geral.

Felipe não está otimista sobre uma melhora significativa, até que o fluxo de veículos possa ser normalizado nas estradas, com base no fato inédito de que sobraram vagas nas pousadas e casas de aluguéis, na virada do ano.

Adriano Menine Ribeiro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos, tem outra visão sobre o comércio. Para ele, ainda há tempo de recuperação do comércio local, que no caso de Matinhos, até registrou aumento no final do ano.