O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou, nesta quinta-feira (24), o projeto Cidadania Plena. A iniciativa vai facilitar o voto nas Eleições 2022 de pessoas hospitalizadas, com mobilidade reduzida ou idade avançada.

Foram assinados os acordos de cooperação técnica com as secretarias de estado da Saúde e da Justiça, Família e Trabalho e com o Hospital de Clínicas do Paraná e o Hospital Erasto Gaertner.

O acordo prevê, no dia das eleições, em 2 de outubro (primeiro turno) e em 30 de outubro (se houver segundo turno), a instalação de seções eleitorais em hospitais e Instituições de Longa Permanência de Idosas e Idosos (ILPI).

De acordo com o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, as seções vão atender, além de pacientes, profissionais que trabalham nos locais

Dia 4 de maio é a data final para tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para votar nas Eleições 2022.

As pessoas podem tirar o título aos 15 anos, desde que completem 16 até a eleição (2 de outubro). O título deve ser feito até o fechamento do cadastro.

A recomendação é não deixar para a última hora para evitar lentidão no sistema, filas e aglomerações.