O IBGE está divulgando um balanço parcial da coleta do Censo Demográfico 2022.  No Paraná, metade da população recebeu a visita dos recenseadores e o tempo está ficando apertado para entrega dos dados. O prazo foi prorrogado para o final de novembro e estão sendo recrutadas pessoas para trabalhar nesta reta final.
Desde o início da operação, em primeiro de agosto, até dois de outubro, foram contadas mais de 5 milhões e 900 mil pessoas em mais de 1 milhão 934 mil domicílios paranaenses. Deste total, as mulheres são maioria, 51,59%, enquanto os homens representam 48,41% da população. O estado tem 8.701 indígenas e 3.109 quilombolas, segundo o balanço parcial fechado.

De acordo com o superintendente do IBGE no Paraná, Elias Guilherme Ricardo, dois tipos de questionários estão sendo aplicados.

Uma das maiores dificuldades dos recenseadores é entrar nos prédios e condomínios fechados.

Outro problema, é a quantidade de pessoas que estão trabalhando, faltam recenseadores. O superintendente do IBGE no Paraná, Elias Guilherme Ricardo, diz que está sendo realizada uma busca ativa neste sentido.

No hotsite do Censo 2022 é possível acompanhar diariamente o total da população recenseada no país e buscar informações para trabalhar nesta atividade, com possibilidade de cálculo de salário. O IBGE reforça que as pessoas recebam os funcionários.

Além dos uniformes, os trabalhadores do Censo 2022 tem identificação que pode ser confirmada pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site.