A redução territorial de um estado parece não fazer sentido em um primeiro momento. Mas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná teve uma redução de seis mil metros quadrados na sua área. Isso aconteceu por conta de atualizações que 47 municípios tiveram de seus limites entre 01 de maio de 2021 e 31 de julho de 2022. Os estados com o maior número de revisões foram Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraná.

O estudo, que ajustou o total da área do estado para 199.298,976 km², identificou que 25 municípios paranaenses “encolheram” de um ano para o outro, enquanto outros 23 tiveram um “crescimento” nos seus territórios. De acordo com o IBGE, essas novas medidas compõem três estudos anuais de Geociências promovidos pelo órgão. 25 municípios perderam território de um ano para o outro e os que tiveram maior redução Ipiranga, nos Campos Gerais do Paraná e Barracão, no sudoeste do estado.

Curitiba não sofreu com essas alterações territórias, mas um dado interessante é que, apesar de concentrar a maior população do estado, com quase dois milhões de habitantes, o equivalente a 15,8% da população paranaense ela ocupa uma fração equivalente a 0,22% do território de todo o estado, ficando na posição 154 entre as 399 cidades do Paraná.

Apesar dos resultados divulgados, o IBGE ressalta que embora a Malha Municipal Digital e as Áreas Territoriais sejam utilizadas como referência para diversas atividades e por diversos órgãos públicos, privados e a sociedade em geral, o órgão não tem atribuição legal para definição e demarcação de limites territoriais.