O Instituto Água e Terra (IAT) identificou construções de loteamentos sem autorização ambiental e manilhas em matas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Estadual do Boguaçu, em Guaratuba. A ação é parte do projeto que quer fiscalizar as áreas urbanas e de proteção ambiental desmatadas irregularmente no município.
A fiscalização aconteceu na quarta-feira (17), e foi feita por meio do IAT, em parceria com a Prefeitura de Guaratuba e o Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV). O monitoramento é feito por terra e de forma aérea, por meio de um drone. Com base nas imagens, será criado um plano de ação, com um roteiro semanal para futuras fiscalizações.
A equipe via ter o suporte das Forças de Segurança para fazer a prisão, ae verificar o desmatamento irregular durante a inspeção. A lei federal sobre o uso e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica é de 2006 e diz que o corte de mata que protege o entorno de uma Unidade de Conservação é proibido, e causa a prisão de um a três anos, multa, ou prisão com multa.
Redação com assessoria