O Instituto Água e Terra (IAT) reforçou a fiscalização contra poluição sonora na Ilha do Mel. Na semana passada uma festa rave foi notificada por ultrapassar o previsto pela legislação do local, que é uma Unidade de Conservação. Durante uma primeira ação, a vila de Brasília recebeu uma denúncia e uma rave excedeu o limite noturno aceitável que é de 55 decibéis, chegando a 67.3 dB, de acordo com as medições dos fiscais.
Os responsáveis foram notificados. A multa pode variar entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, conforme a tipificação da ocorrência.
De acordo com a portaria 308/2018, os horários limites para o som ao vivo, som mecânico e funcionamento de equipamentos de diversão, lazer e entretenimento, de domingo à quinta-feira é até meia-noite. Nas sextas também até a meia-noite fora de temporada e durante a temporada de verão de dezembro a fevereiro, até as 2h. Nos sábados, feriados e festividades de Carnaval e Réveillon até as 03h.
As denúncias relacionadas à poluição sonora no Paraná podem ser feitas pela Ouvidoria do IAT. No caso da Ilha do Mel, o registro pode ser feito também pelo WhatsApp (41) 99554-0313.