O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta sexta-feira (19) o quinto boletim semanal de balneabilidade do estado. De acordo com o órgão, houve aumento na quantidade de locais adequados para banho no Litoral do Estado. Sessenta dos 66 pontos monitorados pelo órgão foram identificados como próprios aos banhistas.

No Litoral, os únicos pontos considerados impróprios são um trecho de 250 metros à direita do trapiche da Praia de Encantadas, na Ilha do Mel, o trecho da praia central de Guaratuba próximo à Rua Alois Cicatka e a Ponta da Pita, em Antonina. As demais localidades que aparecem como impróprias são concentradas na foz dos rios que cortam a região, dez pontos de drenagem das áreas urbanas que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas, como a foz do canal Caiobá, em Matinhos, e a foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná. O IAT, inclusive, nem faz a medição desses pontos.

Morretes apresenta 100% de balneabilidade, seguido por Matinhos (93%), Guaratuba (93%), Pontal do Paraná (91%) e Ilha do Mel (83%).

O índice geral de qualidade da água permaneceu o mesmo da última semana no interior do Paraná, devido a identificação de três pontos inadequados para banhos nas praias artificiais que existem ao longo do Reservatório de Itaipu: duas em São Miguel do Iguaçu e um trecho da praia de Entre Rios do Oeste. Por outro lado, os balneários de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon estão 100% próprios para banho.