O setor hoteleiro de Curitiba registra aumento de 40% na ocupação neste fim do ano. Dados do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba (Seha), aponta que durante os finais de semana, a ocupação nos hotéis chega a 70%. Além disso, salienta que a programação de fim de ano beneficia bastante o turismo na capital paranaense.
O Instituto Municipal de Turismo, destaca que desde o início da programação natalina, em 2017, o tempo de permanência dos turistas na capital paranaense só aumenta neste período de fim do ano.
Sobre essas atrações, o Diretor de Marketing da rede de hotéis Deville, Leandro Carvalho, confirma que a programação atrai turistas do interior do Estado.
Leandro fala sobre esse aumento no número de hóspedes e faz um comparativo com 2019, período pré-pandemia.
O Diretor-Geral do NH Curitiba The Five Hotel, Antônio Albuquerque, comenta que a ocupação do hotel está em 55%, o que não costuma ser comum nessa época do ano. E que os hóspedes se dividem em determinadas épocas entre pessoas que vêm a passeio e o público que vem para eventos corporativos.
Em relação ao ano passado, Antônio ressalta que a ocupação teve aumento de 50%, pois devido à pandemia, o setor hoteleiro, assim como todo setor de turismo, foi bastante afetado durante cerca de 18 meses.
O Instituto Municipal de Turismo espera que a programação natalina deste ano supere o número de expectadores de 2019, quando 700 mil pessoas, sendo 100 mil turistas, acompanharam as atrações em Curitiba.