O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba deve ser inaugurado ainda este ano, segundo a prefeitura. Mesmo sem informar uma data exata para a inauguração, o prefeito Rafael Greca (PSD) afirmou que o projeto será entregue ainda em 2024. A informação foi dada durante coletiva de imprensa realizada na sede do Executivo Municipal, na capital, na manhã desta quarta-feira (17).

O evento tinha como objetivo anunciar o projeto do hospital que será construído na região do antigo Parque das Esculturas, no bairro Abranches, em Curitiba. A área foi doada por uma fábrica de cimentos e todo o complexo será instalado em um local de 68 mil metros quadrados onde haverá um parque. O chefe do Executivo falou sobre os recursos da obra e que a ideia é tornar o atendimento do hospital universal, o que está sendo analisado.

A área correspondente ao hospital terá cerca de 500 metros quadrados. O parque ao redor da unidade de saúde veterinária manterá um bosque nativo, dois córregos e araucárias. Haverá trilha e pontes para caminhadas. O local irá se chamar Parque São Francisco. A secretária de Meio Ambiente, Marilza Dias, pontuou que a criação do hospital é uma necessidade para Curitiba.

A construção do hospital foi possibilitada por meio de uma lei municipal aprovada em dezembro do ano passado na Câmara Municipal. O foco do atendimento veterinário será, segundo a prefeitura, a princípio, direcionado a animais domésticos da população curitibana em situação de vulnerabilidade social.