O hospital pediátrico Pequeno Príncipe, em Curitiba, segue com recorde de internações por Covid-19. No último boletim divulgado pela entidade referência no atendimento de crianças, foi apontado 26 pacientes estão internados, 18 deles em enfermaria e 8 na UTI. Neste ano nenhuma morte foi registrada até o momento.

Mas conforme um levantamento do próprio hospital, desde o início da pandemia 15 crianças foram a óbito em decorrência do novo coronavírus.

Segundo o hospital, em caso de necessidade, poderá ser feita a ampliação de leitos, já que há um acordo entre o Hospital e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba para ser referência à rede de urgência para crianças.

O vice-diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, o médico infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, afirmou que esta alta de casos já era esperada neste período onde há mais reuniões familiares e férias.

Nesta semana, a vacinação das crianças de 5 a 11 anos gerou filas e demora de horas para a aplicação em Curitiba. A Secretaria Municipal de Saúde reorganizou o calendário e passará a chamar os pequenos de maneira escalonada e conforme a data de nascimento, para evitar os transtornos.

Mesmo com o início da vacinação das crianças, muitas delas permanecem sem imunização, o que tem gerado uma grande preocupação dos médicos, como explica Victor Horácio de Souza Costa Júnior.

A orientação, do próprio Hospital Pequeno Príncipe e das autoridades de saúde, é de que as crianças sejam vacinadas assim que possível, já que elas também podem contrair a Covid-19 e em alguns casos sofrer com as complicações da doença.