O Hospital Pequeno Príncipe emitiu um alerta de prevenção a febre maculosa após surto no interior de São Paulo, que já causou a morte de, pelo menos, quatro pessoas.

A doença pode afetar a pessoa em diferentes intensidades. O infectologista do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio de Souza Costa Júnior,

As pessoas com a febre não transmitem a doença entre pessoa, precisa ter a picada do transmissor. Se a pessoa identificar o carrapato, não é indicado retirar o animal com a mão desprotegida.

A doença costuma causar algumas complicações, dentre elas insuficiência renal e manifestações neurológicas. Ela costuma ser mais comum em lugais rurais e arborizados. A indicação é limpar a área mordida com antisséptico.

Ao circular em áreas de risco ou que tenham a presença de animais hospedeiros do carrapato-estrela, a indicação é usar roupas claras e compridas; optar por calçados fechados; evitar andar em locais de risco; mmanter antipulgas e carrapatos dos animais domésticos em dia e passar repelentes.