A chegada do inverno é marcada pelo aumento dos casos de doenças respiratórias. Em Curitiba, no Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em pediatria no Brasil, de janeiro a maio deste ano, foram registrados 77 internamentos de crianças com influenza, mais que o dobro quando comparado ao mesmo período de 2022, com 37 casos de hospitalização. Assim como os casos de vírus sincicial respiratório (VSR), que registraram um aumento de 44% na instituição.

De acordo com Heloísa Giamberardino, pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, esse aumento de casos se deve, principalmente, à baixa cobertura vacinal em todo o país.

As crianças estão mais suscetíveis a essas doenças, que têm alto potencial de transmissão, pois o sistema imune delas ainda está em desenvolvimento.

A especialista lembra que a vacina da influenza é segura e pode ser tomada no mesmo dia da que previne contra a Covid-19.

De acordo com dados da Fiocruz, 19 dos 26 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, estão com aumento significativo de quadros de influenza, VSR (vírus sincicial respiratório) e COVID-19.