O hospital referência em trauma atingiu a capacidade máxima na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta segunda-feira (6). Segundo o diretor do Complexo Hospitalar do Trabalhador, Geci Labres de Souza Júnior, dois fatores levaram a essa taxa de ocupação, os casos de traumas que aumentaram com a mobilidade voltando à normalidade e também os casos de Covid-19.

O período sazonal das doenças respiratórias também aumentou a procura por atendimento nos hospitais, além da alta dos casos de trauma.

O Hospital do Trabalhador tem 40 leitos de terapia intensiva destinados ao público adulto e está em fase de ampliação para disponibilizar mais 10 leitos nos próximos meses. Nos outros hospitais que fazem parte do complexo médico são mais 30 leitos e estão todos ocupados.

Geci Labres de Souza afirmou que até a próxima quarta-feira (15) serão aberto mais 10 leitos de UTI e 20 leitos de enfermaria no Hospital de Reabilitação.

O diretor do HT fez um alerta para a população em relação à Covid-19.

De acordo com a assessoria, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie também está com taxa de ocupação em leitos de UTI em 100%.

Na semana passada a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a abertura de mais 107 leitos, sendo 64 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 43 de enfermaria nas regiões Norte, Leste e Oeste do Paraná. Esses leitos têm a previsão de estarem disponíveis na Central de Regulação de Leitos esta semana.