O último paciente internado por Covid-19 no Hospital Municipal do Idoso, da Secretaria Municipal da Saúde, recebeu alta nesta terça-feira (23).

Claudio Miguel Queiroz Dombeck, de 48 anos, deu entrada no hospital em 27 de setembro deste ano e saiu 14 dias antes de completar mais um ano de vida.

A equipe que cuidou de Claudio e de tantos outros que por ali estiveram em tratamento, preparou cartazes de apoio e acompanhou a saída do paciente, com palmas de alegria, comoção e esperança.

O Hospital do Idoso está entre as unidades de Curitiba que são referência no atendimento a casos suspeitos e confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. O primeiro paciente com coronavírus foi internado em 30 de março de 2020. Na época, a unidade contava com 20 leitos de terapia intensiva – chegou a 83 leitos de UTI na fase mais crítica da pandemia.

A capital paranaense já chegou a ter 548 leitos de UTI SUS exclusivos para pacientes da Covid-19 e 746 leitos clínicos ou enfermarias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados, chegando ao colapso do sistema de saúde e precisando adotar a bandeira vermelha com restrição máxima no funcionamento dos comércios e na prestação de serviços.

Nesta quarta-feira (24), o índice de ocupação dos leitos em Curitiba está em 38,7%. São 248 leitos de UTIs SUS Covid-19 disponíveis na cidade, sendo que 96 estão ocupados e 152 livres. Os dados são do Painel de Controle do Coronavírus no Paraná, da Secretaria Estadual da Saúde.

Há uma semana a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, comentou à CBN Curitiba sobre a importância da desativação dos leitos da Covid-19 que podem ser direcionados para outros setores dos hospitais.