O Hospital de Reabilitação de Curitiba realiza, neste sábado (25), a cirurgia de oito pacientes para a colocação de próteses no quadril e joelho. A iniciativa tem como objetivo reduzir a fila de espera em procedimentos do tipo no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dos pacientes atendidos, cinco passarão pelo procedimento de Artroplastia Total de Quadril (ATQ) e três de Artroplastia Total de Joelho (ATJ). Alguns dos pacientes estão aguardando pelo procedimento desde 2020, segundo o governo do estado.

O mutirão de cirurgias reúne 17 profissionais especializados, como cirurgiões, anestesias, técnicos de enfermagem, enfermeiro, instrumentadores e auxiliares de serviços gerais. Os procedimentos são considerados complexos e prolongados, podendo durar quatro horas.

As cirurgias devem ter início no começo da manhã e se estender ao longo do dia. No dia 11 de maio, uma ação semelhante foi realizada na mesma unidade. O hospital realizou, na data, 11 procedimentos em especialidades como ortopedia de mão, joelho, pé, ombro e quadril.

Desde o início de 2024, o número de procedimentos realizados na unidade de saúde vem aumentando. Em janeiro, foram 291 cirurgias; em fevereiro, 292; em março, 331; em abril, 381; e em maio, foram 258. O hospital é administrado pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa-PR).