O feriado prolongado causou uma certa preocupação nos hospitais de Curitiba e Região Metropolitana que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em alguns, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estavam com 100% de ocupação nesta quarta-feira (3), segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Conforme a Sesa, os hospitais Evangélico Mackenzie, do Trabalhador, São Vicente, Cruz Vermelha e de Clínicas, estavam com todos os 118 leitos de UTI ocupados.

Já o Hospital Cajuru estava com 86% de ocupação. O Hospital do Idoso com 83% dos leitos ocupados e o Hospital Erasto Gaertner com 80% de ocupação.

Segundo o diretor-geral do Hospital Universitário Cajuru, Juliano Gasparetto, nos últimos 90 dias, foi registrado um aumento de 25% em relação aos acidentes graves, principalmente, no trânsito, o que refletiu diretamente na ocupação dos leitos de UTI.

Juliano Gasparetto frisa que esse reflexo se dá pela flexibilização durante a pandemia da Covid-19, com as pessoas voltando a sair mais de casa.

Na Região Metropolitana de Curitiba, o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, também estava com 100% das UTIs ocupadas nesta quarta-feira. O mesmo aconteceu com o Hospital do Centro, em Campo Largo.

Já o Hospital do Rocio, também em Campina Grande do Sul, estava com 68% das UTIs gerais ocupadas.