Dois homens foram presos durante uma ação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) de combate a maus-tratos praticados contra os animais. A ação ocorreu nesta quarta-feira (16) em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. As diligências tiveram início depois que denúncias anônimas relataram a presença de animais silvestres engaiolados na região. Os dois presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.

Um homem, de 53 anos, foi autuado em flagrante por falsificar anilha de pássaro silvestre. Com ele, foram apreendidos dois canário-da-terra, um sabiá-preto, um pixoxó, um azulão e um curió.

Outro indivíduo, de 25 anos, foi preso por manter pássaros silvestres em cativeiro sem a devida documentação. No local, havia cinco azulões, que foram apreendidos.

Ainda, durante a ação, uma mulher, de 31 anos, foi conduzida até a delegacia por manter 18 aves em cativeiro. No local, os policiais civis encontraram três azulões, dois trinca-ferros, um sabiá, um sabiá-preto, quatro curiós, seis pintassilgos e um coleirinha. A mulher assinou um Termo Circunstanciado e as aves, gaiolas e alimentos foram apreendidos.

A PCPR solicita a colaboração da população no combate a crimes praticados contra animais. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque Denúncia.

A PCPR também disponibiliza uma página para registro de boletim de ocorrência online sobre casos de maus-tratos a animais. Basta acessar o link.

Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

Com informações da assessoria de imprensa