Um homem caiu de uma altura de quase cinco metros em uma obra de reforma de uma igreja no Largo da Ordem, no bairro São Francisco em Curitiba. O acidente aconteceu no fim da manhã desta terça-feira (2). Quando a equipe de socorro chegou, ele estava inconsciente, com trauma na cabeça.

Guilherme Murta, médico do trabalho, explica a necessidade de cuidados específicos em obras da construção civil, além do uso de dispositivos de segurança.

Há também, mesmo dentro da área da construção civil, segundo o especialista, uma subnotificação de casos de doenças ocasionadas pelo trabalho.

Entre os anos de 2018 a 2022 foram notificados mais de 102 mil casos de acidentes de trabalho pelo SUS, sendo que 1,4 mil pessoas morreram no Paraná. Esses números levam em conta todos os trabalhadores com ou sem carteira assinada e são registros feitos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

O banco de dados apontou ainda que 73% dos acidentes ocorrem com trabalhadores do sexo masculino. As principais ocorrências são verificadas em pessoas que trabalham em linha de produção (8,5%), pedreiros (5,7%), operando máquinas (2,3%), motoristas de caminhão (2,1%) e soldadores (2%). Quanto às causas, as principais foram pelo impacto causado por objeto (7%), contato com máquinas (6%) e esmagamento dentre objetos (4.9%).