O Ministério Público do Paraná denunciou criminalmente um homem que cometeu injúria racial contra uma mulher durante uma partida de vôlei no último domingo, 18 de junho.
O caso ocorreu no ginásio da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, durante jogo entre os times de Colombo e Paranaguá. O homem denunciado tem 26 anos.
Segundo o promotor de justiça Eduardo Labruna, o autor estava na arquibancada e, por diversas vezes durante a partida, teria proferido falas e gestos ofensivos dirigidos à jogadora.
O denunciado está detido na Cadeia Pública de Campo Largo. Desde o dia 12 de janeiro de 2023, a prática de injúria racial passou a ser considerada uma modalidade de crime.
A Secretaria do Esporte do Paraná tambem se manifestou sobre o caso por meio de nota.
“O Governo do Estado repudia o lamentável episódio de racismo ocorrido no domingo (18), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), durante partida de voleibol dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS). O Estado se solidariza à vítima e manifesta total condenação a qualquer forma de discriminação racial, seja no âmbito esportivo ou na vida cotidiana”.
A nota ainda diz que “A Secretaria de Estado do Esporte ressalta que o objetivo do esporte é unir as pessoas, promover a inclusão e celebrar a diversidade. Os Jogos Abertos têm como foco criar um cenário em que todos os cidadãos possam participar e desfrutar plenamente das atividades esportivas. A discriminação racial não tem lugar no estado do Paraná”.