Um homem de 57 foi preso em Curitiba nesta terça-feira (4) depois que o motorista do ônibus em que ele estava flagrou o cometimento de importunação sexual no coletivo. O condutor trancou as portas do veículo e parou em frente ao 1º Distrito da Polícia Civil da capital, onde suspeito foi preso. O criminoso possui quatro mandados de prisão em aberto pelo mesmo tipo de crime.

Segundo a Polícia Civil, o homem teria esfregado seu órgão genital em uma mulher que estava no ônibus. Ao visualizar a cena pelo retrovisor, o motorista avisou a polícia.

Esse tipo de crime tem se tornado cada vez mais evidente nos registros da polícia. Isso porque as denúncias e os flagrantes também tem aumentado. Entre 2022 e 2023 houve um aumento de 31% nos casos de importunação sexual no Paraná. Só no ano passado foram 3.245 boletins de ocorrência.

Mariana Martins Nunes, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) ressalta a importância de se conscientizar e combater os crimes de importunação sexual.

Os canais de denúncia para esse tipo de situação são o 181 e 180. Caso a situação esteja ocorrendo é possível acionar a Polícia Miliar pelo 190. Mariana pontua ainda que a educação é a forma mais eficaz para reduzir os números de casos de importunação sexual.

Sancionada em 2018, a Lei de Importunação Sexual prevê penas que variam de 1 a 5 anos de reclusão, para quem cometer este tipo de crime.