O secretário municipal de Araucária, Genildo Carvalho, gravou um vídeo enquanto passava pelo trilho do trem e por pouco não foi atropelado na Serra do Mar, em Morretes. O vídeo foi publicado nas redes sociais no fim de semana.
Durante a gravação, Genildo Carvalho, narrou que acabou de sair de um túnel e logo à frente havia uma ponte. Ele falou que as pessoas precisam ficar atentas ao barulho do trem e parar imediatamente.
Nesse momento, é possível ouvir o barulho da locomotiva que e aproximava. O secretário começou a correr para sair da ponte e acabou ficando ao lado dos trilhos enquanto o trem, como o próprio Genivaldo narrou, passava praticamente em cima dele, há poucos centímetros da sua cabeça.
O Caminho do Itupava é bem conhecido por quem gosta de aventura, os chamados trilheiros. No entanto, a prática de fazer a trilha pelo trilho do trem é desaconselhada, por ser muito arriscada.
O Instituto Água e Terra (IAT) libera a travessia desde que as pessoas assinem um Termo de Conhecimento de Risco. A orientação do IAT é para que as pessoas cheguem à Unidade de Conservação com o termo já impresso e assinado.
Conforme o Instituto Água e Terra, a trilha possui um grau de dificuldade elevado, pois é um caminho longo, no qual a pessoa leva mais de seis horas para percorrê-lo, além de ser úmido e fácil de se perder.
Em outro relato, com dicas sobre o Caminho do Itupava, a publicação orienta que de forma alguma o Caminho do Itupava deve ser percorrido pelos trilhos dos trens, logo após o Santuário do Cadeado até chegar à estação do Pico Marumbi.
É proibido transitar sobre os trilhos por ser extremamente perigoso no momento da travessia pelas pontes, já que o barulho das locomotivas enganam e um encontro pode ser fatal por não haver nenhum refúgio. Além disso, por estarem na Serra os trens não buzinam.
A trilha do Caminho do Itupava é um dos atrativos localizado em duas Unidades de Conservação: o Parque Estadual Serra da Baitaca e o Parque Estadual Pico do Marumbi, nos municípios de Quatro Barras (RMC) e Morretes (Litoral).