Um homem foi socorrido em estado grave após ser picado por um inseto e entrar em choque anafilático, na Ilha do Mel, no Litoral do Paraná. A situação foi atendida, na tarde deste sábado (24), pelos socorristas do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

O homem, de 30 anos, foi atendido e recebeu os primeiros socorros na ilha. Em seguida, foi transportado de helicóptero para a Hospital Regional de Paranaguá.

A equipe que atendeu a ocorrência comunicou que, de acordo com informações recebidas no local, a princípio, o inseto que picou a vítima se tratava de uma vespa, mas não houve confirmação.

O choque anafilático é uma reação alérgica grave que ocorre quando o sistema imunológico reage de forma exagerada a uma substância alérgica e pode ser fatal. Os sintomas podem surgir rapidamente e causar, até mesmo, uma parada cardíaca.

A capitã do Corpo de Bombeiros, Luisiana Guimarães, disse que as pessoas devem ficar atentas a alguns sinais assim que forem picadas por abelhas, vespas, marimbondos e demais insetos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, independentemente de ter ou não alergia, ao ser picada por um inseto, em especial por abelhas ou vespas, a pessoa deve que ficar atenta. Quem tem alergia deve redobrar a atenção, pois, muitas vezes, uma única picada já pode ser suficiente para desenvolver um quadro mais grave. Quem não tem alergia, dependendo da quantidade de picadas, também pode desenvolver uma reação alérgica.

O Corpo de Bombeiros pode ser acionado em caso de picada de insetos em pessoas ou animais.

Além do Corpo de Bombeiros, em caso de reações alérgicas mais graves, as pessoas também entrar em contato com o Samu, pelo telefone 192.

Para quem não tem alergia, a primeira coisa que deve ser feitar é remover o ferrão para reduzir a quantidade de veneno que penetra na pele. Em seguida, o local deve ser lavado com água e sabão e aplicar compressas frias ou gelo. Se a dor estiver incomodando muito, a pessoa pode tomar um analgésico. Caso a coceira se torne intensa, a orientação é tomar um anti-histamínico.

Não é recomendado passar pomadas nem outras substâncias, como creme de dental ou pó de café.