Um homem em situação de rua com sintomas de hipotermia foi resgatado inconsciente pela Fundação de Ação Social na noite de sábado (11) no Centro de Curitiba. Segundo a Prefeitura, ele apresentava sinais de ingestão de álcool.

O homem foi encontrado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, esquina com a Rua Salvador de Ferrante, quando a equipe de abordagem fazia busca ativa. “Como ele estava desacordado, precisamos chamar o Samu, que o encaminhou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boqueirão, onde recebeu atendimento de saúde”, explica a diretora de Atenção à População em Situação de Rua, Cassiane Mari Stinghem Chagas.

Neste fim de semana, duas pessoas em situação de rua precisaram de atendimento de saúde. Elas foram encontradas nas ruas pelas equipes da FAS que fizeram 731 abordagens sociais, desde a noite da última sexta-feira (10).

De todas as abordagens realizadas pelas equipes das regionais e pela Central de Encaminhamento Social 24 Horas (CES), 296 foram solicitadas à Central 156 e o restante foi por busca ativa feita pelos educadores sociais que circulam por toda a cidade à procura de pessoas desprotegidas.

Acolhimento

Em média, 1.203 pessoas foram acolhidas pelo município por dia, desde a noite de sexta-feira (10) até a manhã desta segunda-feira (13), quando a Prefeitura realizou mais uma ação intensificada.

A ação, que complementa o trabalho que já é executado 24 horas por dia, de segunda a domingo, vai até a madrugada da próxima quinta-feira (16), em função da previsão de temperaturas abaixo de 8 graus.

Nos acolhimentos do município são ofertados local para higiene, roupa limpa, alimentação e cama quente, onde as pessoas acolhidas podem dormir protegidas.

Apesar do frio, 150 pessoas recusaram acolhimento, em média, a cada noite. Para quem não quis seguir com as equipes para os abrigos e estava com pouco agasalho a FAS distribui 128 cobertores.

Três pessoas decidiram retornar para suas famílias, depois de conversar com a equipe da FAS e três adolescentes, que já são acolhidos pelo município, foram encontrados na rua e levados novamente para as unidades onde são atendidos.

Sete animais de estimação também foram acolhidos junto dos tutores. Eles são transportados em caixas especiais existentes em todas as Kombis do Resgate Social e dormem em canis, onde também recebem ração e água, além de terem cobertores para se aquecer.

A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.

Por: redação com assessoria