O Corpo de Bombeiros socorreu um homem de 44 anos que se afogou enquanto nadava no balneário de Caiobá, em Matinhos. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (19). A vítima foi avistada pela equipe de guarda-vidas boiando próximo das pedras, fora da área protegida.
Os guarda-vidas perceberam que a vítima não se mexia, e se deslocaram para realizar o salvamento. O homem, que é natural de Paranaguá, foi retirado da água e passou por um protocolo de reanimação cardiorrespiratória.
A vítima recuperou os sinais vitais, mas precisou ser entubada e transferida para o Hospital Regional do Litoral em Paranaguá. O atendimento contou com o apoio de quatro viaturas e uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéres. Ao todo, 12 profissionais atuaram no salvamento.
A capitã do Corpo de Bombeiros, Thayane Graciele de Lima, alerta para os cuidados que os banhistas devem tomar ao nadar na praia. Ela destaca que boa parte das vítimas são homens que descuidam ao entrar na água.
Ela alerta ainda sobre como as pessoas devem agir caso verifiquem algum caso de afogamento na água. O resgate deve ser chamado de maneira imediada para que as equipes de guarda-vidas possam agir.
A militar também diz que os cuidados devem ser mantidos quando os banhistas nadam em rios ou represas. Nos rios, o volume da água pode aumentar de maneira considerável por conta de chuvas nas cabeceiras. Nas represas, os cuidados precisam ser redobrados pelo risco de quedas em profundidades abaixo do indicado. No período de férias, é necessário verificar se a área é segura. Diante da possibilidade de incidentes, o importante é se proteger.