Um homem de 44 anos foi preso nesta segunda (08), suspeito de cometer estupro e extorquir a própria mulher, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo a PCPR, a vítima procurou a delegacia no dia 30 de abril e relatou a situação de extorsão por meio das redes sociais. Por meio de investigações, as equipes identificaram que o suspeito era o marido da vítima.

O homem obrigava a mulher a praticar atos sexuais, filmar e enviar. A professora de Direito da UniCuritiba e doutora em Direito Penal, Mariel Muraro, chama a atenção que esse tipo de ato pode ser visto como extorsão sexual virtual, ainda pouco conhecido no Brasil.

 

O criminoso também enviava mensagens ameaçando a vítima e os filhos para que ela desse dinheiro.

No local a Polícia também apreendeu um celular, que será encaminhado para a perícia.

Casos de extorsão, ameaças de morte e exploração sexual de menores podem ser denunciados ao Núcleo de Combate aos Cibercrimes pelo telefone (41) 3304-6800.

A orientação é para que a vítima não apague arquivos como conversa, postagem, mensagem, vídeo, áudio ou qualquer indício do crime. Caso o autor esteja incomodando, a indicação é bloquear o contato, sem deletar os dados.

Além disso o núcleo orienta que a vítima não mantenha contato com o autor no intuito de querer descobrir quem é, mas que faça prints das conversas para caso o criminoso delete os textos.