Um homem foi preso pelo crime de receptação ao ser encontrado com uma placa de trânsito durante a Operação Retináculo, nesta quinta-feira (07). A prisão aconteceu durante uma vistoria em quatro pontos comerciais de compra e venda de materiais recicláveis, como sucatas e ferros-velhos, na região de Santa Felicidade.
No decorrer da operação foram apreendidos três veículos com licenciamento atrasado e a Guarda Municipal também verificou que os três motoristas não tinham Carteira de Habilitação. Além disso, três estabelecimentos vistoriados foram notificados por não possuírem alvará de funcionamento.
A operação foi realizada entre vários órgãos da Prefeitura de Curitiba comandados pela Secretaria de Defesa Social e Trânsito, Guarda Municipal e Departamento de Inteligência. Também participaram as secretarias municipais do Urbanismo, Educação, Vigilância Sanitária, representantes da Regional Santa Felicidade, Grupo de Operações Especiais, Tático de Motos e Operações com Cães.
A Operação Retináculo combate o crime de receptação de materiais furtados que pertencem ao patrimônio da cidade, como grades de bueiros, fiação elétrica, cabos de comunicação, floreiras, entre outros materiais.
Outras fases da operação
Na primeira outra fase da Operação Retináculo, duas pessoas foram presas no bairro Ganchinho, em 1º de junho, pelo crime de receptação. Já no dia 8 de junho um foragido da Justiça, com mandado de prisão em aberto no Distrito Federal, por receptação de veículo roubado, foi preso na segunda fase da operação, realizada na CIC.
Outra fase da Operação Retináculo resultou na prisão de três suspeitos pelo crime de receptação. Essa operação aconteceu no dia 24 de junho, quando foi realizada a fiscalização em quatro pontos na região do Portão.
Dados Guarda Municipal
Desde o início deste ano, a Guarda Municipal já registrou 38 casos de flagrantes por furto de fiação. De acordo com a prefeitura de Curitiba, o furto de cabos pode comprometer a prestação de serviços públicos e afetar o funcionamento da rede de semáforos e de energia elétrica.