Um homem de 30 anos foi assassinado a tiros no bairro Xaxim, em Curitiba, na noite desta quinta-feira (19). O caso aconteceu na rua Arthur Muller. Segundo a Polícia Militar, a vítima andava pela via quando foi abordada por três indivíduos armados que a atintigiram. Até o momento, não há informações sobre presos.

A Polícia Civil suspeita que a vítima já conhecia os suspeitos do assassinato. Em 2023, até agosto, Curitiba registrou 138 homicídios dolosos. A taxa de assassinatos na cidade é de 7,1 a cada 100 mil habitantes. O índice é menor que o registrado em 2022, com 178 ocorrências. No primeiro semestre deste ano, foram 108 casos.

A advogada criminal, mestre em Direito Penal e Segurança Pública e professora da Escola de Direito da PUC Paraná, Valéria Padovani, explicou que a presença da polícia é importante em áreas de alta criminalidade, mas apontou que a população exige uma polícia presente, mas que respeite as comunidades mais pobres.

SAIBA MAIS:


Abordagem a criança gerou comoção na RMC; confira orientações da polícia para casos como este

Polícia Civil prende 24 pessoas em operação contra quadrilha de tráfico de drogas

GM de Curitiba atende em média 3 casos por mês de importunação sexual no transporte coletivo


Em 31 de agosto, a Secretaria de Estado de Segurança Pública chegou a lançar uma operação para intensificar o policiamento ostensivo em Curitiba. A especialista comentou sobre a necessidade de políticas públicas para redução da violência nas cidades.

 

A Polícia Civil indicou que as operações de combate à violência e criminalidade nas áreas críticas da capital vão ser replicadas também na região metropolitana e no interior do estado.