O Governo do Estado alterou a maneira como os históricos escolares são solicitados e agora os alunos e egressos vão fazer o pedido do documento somente de forma digital. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3) pelo Governo do Estado.

A medida tem objetivo de tornar o acesso à documentação mais simples, ágil e rápido, por meio da Área do Aluno, no portal da Secretaria da Educação. A emissão será feita em até sete dias a partir da solicitação.

Confira o passo a passo para solicitar o histórico escolar digital:

Para alunos da rede estadual: 

1 – Acesse a Área do Aluno e clique na função “histórico escolar”
2 – Selecione o nome do requerente e a série na qual estuda
3 – Clique em “solicitar”
4 – Digite o código de validação recebido no celular e clique em “confirmar”
5 – Histórico Escolar solicitado com sucesso

Para emissão via Portal PIÁ:

1 – Acesse/logue no Portal PIÁ
2 – Selecione a opção 1 e clique em “guia de serviços” e, em seguida em “documentos”
3 – Clique na opção “documentação escolar” e, depois, em “solicitar histórico escolar”
4 – Clique no final da página em “solicitar”
ou
1 – Selecione a opção 2 e digite “histórico escolar” no campo “o que você procura hoje?”
2 – Solicite no chatbox clicando em “solicitar histórico escolar”
3 – Clique no final da página em “solicitar”

Para egressos (ex-alunos) da rede estadual:

1 – Acesse a Área do Aluno
2 – Clique na tela inicial (sem necessidade de fazer login) na opção “sou ex-aluno e quero solicitar o meu histórico escolar”
3 – Preencha os dados pessoais solicitados conforme consta no documento oficial de identificação
4 – Informe o telefone celular e endereço de e-mail pessoal
5 – Anexe uma cópia digital do documento oficial de identificação
6 – Clique no final da página em “solicitar”
7 – Aguarde o envio das orientações para impressão no endereço de e-mail informado