O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está com estoques baixíssimos, em nível considerado crítico, para os tipos sanguíneos A negativo e O negativo, como explicou Renata Pavese, chefe da Divisão de Hemoterapia da instituição.

O pedido da instituição é para que as pessoas compareçam aos bancos de sangue para fazer a doação de sangue com fator Rh negativo.

Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos completos, pesar mais de 51 kg, estar descansado, alimentado e hidratado. Para os menores de 18 anos, a doação deve ser feita com a presença dos pais ou responsável legal.

Existem alguns impedimentos temporários, como pessoas que fizeram exames invasivos, como endoscopia ou colonoscopia, tratamento dentário e cirurgias de pequeno porte, assim como quem fez tatuagem ou colocou piercing, devem esperar seis meses para fazer a doação.

É importante ressaltar que a pessoa interessada em doar de sangue precisa passar pela triagem para saber se pode doar sangue ou não.

Quem teve Covid-19 deve esperar 10 dias assim que cessarem os sintomas, para depois fazer a doação. Quem tomou vacina tanto contra gripe, como anticovid, precisa esperar alguns dias para realizar a doação.

Renata Pavese também falou sobre algumas situações que causam impedimento definitivo para doação de sangue.

Homens podem doar sangue a cada dois meses, sendo no máximo quatro doações durante o ano. Já as mulheres podem fazer doação de sangue a cada três meses e não mais que três doações ao ano.

Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes, como plasma, hemácias, plaquetas e crio. Após esse processo, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Em razão desse tempo, é importante ressaltar a validade da doação, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.

De acordo o Hemepar, cada bolsa de sangue pode salvar, no mínimo, quatro vidas.

O Hemepar orienta que as doações devem ser agendadas pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao