O Hemepar está com estoque abaixo do normal para alguns tipos sanguíneos na unidade da capital e pede que a população compareça para realizar doação.

Os tipos sanguíneos que estão com estoques considerados críticos são A e O positivo, e B e O negativo, de acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Diante dessa situação, o hemocentro faz um apelo para que os doadores compareçam aos postos de coleta de sangue, para que hospitais e clínicas não fiquem desabastecidos, como explicou Vivian Patrícia Raksa, diretora do Hemepar.

O pedido da instituição é para que as pessoas compareçam às duas unidades da capital para fazer a doação de sangue. Dos postos de coleta fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV, e outro está localizado no Hospital de Clínicas, no Biobanco, na rua Agostinho Leão Junior, 108, no bairro Alto da Glória.

Segundo Vivian Patrícia Raksa, muitos fatores contribuíram para a baixa nos estoques de bolsas de sangue.

A diretora do Hemepar faz um alerta aos doadores, pois no mês de novembro haverá três feriados e as pessoas devem se programar para realizar as doações. Além disso, as férias de fim de ano também estão próximas, o que diminui a presença de doadores.

Para doar sangue é preciso estar atento a alguns requisitos, como estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos completos, pesar mais de 51 kg, estar descansado, bem alimentado e hidratado. Para os menores de 18 anos, a doação deve ser feita com a presença dos pais ou do responsável legal.

Também existem alguns impedimentos temporários para pessoas que fizeram exames invasivos, como endoscopia ou colonoscopia, tratamento dentário e cirurgias de pequeno porte, assim como quem fez tatuagem ou colocou piercing. Essas pessoas devem esperar seis meses para fazer a doação.

É importante ressaltar que a pessoa interessada em doar sangue precisa passar pela triagem para saber se pode realizar a doação ou não.

Homens podem doar sangue a cada dois meses, sendo no máximo quatro doações durante o ano. Já as mulheres podem fazer doação de sangue a cada três meses, desde que não ultrapassem três doações ao ano.

Conforme o Hemepar, cada bolsa de sangue pode salvar, no mínimo, quatro vidas.

As doações devem ser agendadas pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao

Biobanco: Rua Agostinho Leão Junior, 108 – Alto da Glória.
Contatos:
doador.biobanco.hc.ufpr.br
Telefone: 3360-1875
Whatsapp: 41 98871-9474