O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) informou que o tipo sanguíneo de maior urgência na rede é o O negativo, conhecido como doador universal. Para suprir essa necessidade, no sábado, dia 8 de abril, o atendimento segue normalmente nas unidades de Curitiba, no Biobanco, em Londrina, Maringá, Cascavel e também em Foz do Iguaçu. Somente durante a Sexta-feira Santa, todas as unidades do hemocentro estarão fechadas para a coleta.

Conforme o Hemepar, quem deseja doar sangue precisa agendar a doação, principalmente, com a aproximação do feriado de Páscoa. O agendamento permite que as bolsas de sangue sejam destinadas de acordo com a demanda de cada núcleo da hemorrede.

A diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, falou sobre o aumento dos acidentes de trânsito nesse período e, consequentemente, a alta demanda por todos os tipos sanguíneos.

Segundo a diretora do Hemepar, doar sangue é, antes de tudo, um ato de amor ao próximo. Liana destacou que não existe nada que substitua o sangue.

Para fazer doação de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg, estar descansado, alimentado e hidratado. Para quem teve Covid-19 deve esperar 10 dias assim que cessarem os sintomas. Quem tomou vacina também precisa esperar alguns dias para realizar a doação.

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, sendo no máximo quatro vezes ao ano. Já as mulheres, podem realizar a doação de sangue a cada três meses, num total de três doações durante o ano.

Os doadores devem fazer o agendamento pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao ou pelo telefone 3281-4000.