Os estoques de sangue tipo O negativo estão no limite mínimo no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Curitiba. O pedido é para que os doadores deste tipo sanguíneo compareçam na sede para realizar as doações. Nesse caso emergencial não é preciso realizar agendamento prévio.

Segundo a chefe de hemoterapia do Hemepar, Renata Pavese, o sangue O negativo é um dos mais utilizados por ser considerado universal. Isso significa que o tipo é utilizado com frequência em casos de emergência, quando não há tempo ou não é possível checar a tipagem do paciente.

De acordo o Hemepar, cada bolsa de sangue pode salvar, no mínimo, quatro vidas. Os tipos restantes de sangue seguem com os estoques estáveis, segundo a diretoria.

Para realizar uma doação é preciso seguir algumas orientações médicas, sendo que o mais importante é estar em boas condições de saúde. O doador não pode apresentar sintomas de gripe.

Pessoas que foram diagnosticadas com dengue comum devem aguardar 30 dias após a recuperação para doar sangue. Para quem teve dengue hemorrágica é preciso aguardar 180 dias.

O condutor socorrista, Fernando Gonçalves da Silva, realizou uma doação de sangue na tarde de segunda-feira (11). Ele conta que faz doações a cada dois meses para ajudar um paciente passa por tratamento.

Pessoas em boa condição de saúde podem doar sangue entre os 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença de responsável). É preciso pesar no mínimo 51kg na balança do Hemepar, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Também é recomendado estar descansado, alimentado e hidratado, evitando ingestão de comidas gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação.

Para realizar doações no Hemepar de Curitiba, o agendamento pode ser feito pelo no link: https://www.agendamento.pr.gov.br/age/pages/publico/agendarservico/escolhaServico.jsf?dswid=-5286