O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e a Secretaria de Estado da Saúde pedem para que os paranaenses continuem a doar sangue regularmente para envio de bolsas ao Rio Grande do Sul, além de atender a demanda local.

A diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa, explica que a situação é crítica para os estoques de sangue O positivo e O negativo. Esses são os tipos de sangue que tradicionalmente são os mais utilizados nos centros.

O envio de bolsas para os gaúchos faz parte da campanha SOS RS e tem como objetivo auxiliar a demanda por sangue no Rio Grande do Sul, que sofre com as enchentes históricas e está com parte do sistema de saúde afetado pelas inundações.

Na semana passada, 300 bolsas de sangue e seis de plaquetas concentradas aférese foram enviadas ao Rio Grande do Sul para reforçar o sistema público do estado.

Pessoas em boa condição de saúde podem doar sangue entre os 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença de responsável). É preciso pesar no mínimo 51kg na balança do Hemepar, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Também é recomendado estar descansado, alimentado e hidratado, evitando ingestão de comidas gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação.

Para realizar doações no Hemepar de Curitiba, o agendamento pode ser feito pelo no link: https://www.agendamento.pr.gov.br/age/pages/publico/agendarservico/escolhaServico.jsf?dswid=-5286