O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está com os estoques de todos os tipos sanguíneos reduzidos nesse período do ano, mas há dois tipos, O negativo e O positivo, que são os mais solicitados pelos hospitais. Diante dessa demanda, a instituição alerta que precisa de doações desses dois tipos sanguíneos, como explicou a diretora do Hemepar, Vivian patrícia Raksa.

A diretora do Hemepar ressaltou que a diminuição do número de doadores acontece todos os anos com a aproximação do mês de dezembro, que coincide com as férias de verão, período que muitas pessoas viajam. Além disso, é uma época que as viagens de carro se tornam mais frequentes e, consequentemente, aumenta o registro de acidentes.

Vivian Raksa disse que conta com a colaboração de doadores e também de pessoas que tenham interesse em praticar esse gesto de amor ao próximo, para que compareçam aos bancos de sangue.

Para evitar filas, as doações podem ser agendadas. As pessoas precisam ficar atentas aos pré-requisitos para efetuar a doação de sangue, como explicou a diretora do Hemepar.

 

As pessoas interessadas em doar sangue podem acessar o site www.saude.pr.gov.br/doacao e fazer o agendamento.