Um ataque de hackers à página principal do Ministério da Saúde deixou fora do ar, desde a manhã desta sexta-feira, sites e aplicativos, como o ConecteSUS, aplicativo do Passaporte Digital de Imunização.

Entre os serviços afetados estão o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, emitido pelo ConecteSUS, e a Carteira Nacional de Vacinação Digital. Sem o funcionamento normal da página, a emissão desses documentos fica temporariamente indisponível. Os hackers também deixaram inativos, além da página principal do Ministério da Saúde, o Portal Covid.

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é exigido para viagens internacionais e também em cerca de 19 capitais brasileiras.

Uma alternativa para os moradores de Curitiba que querem emitir o comprovante de vacinação é acessar o aplicativo da prefeitura, ‘Saúde Já’, no qual também é possível fazer o controle da carteira de vacinação virtual. O aplicativo ‘Saúde Já’ está disponível para download nos smartphones com sistema iOS e Android e também pode ser acessado pelo site da plataforma.

Conforme a prefeitura de Curitiba, o problema no aplicativo do Ministério da Saúde não interfere no calendário municipal de vacinação, já que Curitiba tem um sistema próprio que administra as informações e não depende exclusivamente de informações do ConecteSUS.

De acordo com o Ministério da Saúde, o ataque está sendo investigado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e pela Polícia Federal. Ainda não há uma previsão de quando o ConecteSUS volta a funcionar normalmente.