A Câmara Municipal de Curitiba sofreu um ataque hacker no final de dezembro. O caso aconteceu no dia 26, mas só foi identificado na última sexta-feira (6). A informação foi divulgada pela empresa que presta serviços de software para o Legislativo Municipal.
No incidente, os invasores conseguiram acessar, de maneira não autorizada, o banco de dados da empresa e criptografaram informações. A criptografia realizada pelos hackers já foi desfeita e todos os servidores estão em funcionamento.
Na mesma data do anúncio da invasão, a Comissão Executiva da Câmara Municipal foi notificada e solicitou à empresa detalhes sobre o incidente. A Diretoria de Tecnologias de Informações e Comunicações e a Procuradoria Jurídica da Casa também foram acionadas.
A empresa afirmou que não houve comprometimento de informação e todos os servidores atingidos foram recompostos. Os sistemas da Câmara Municipal também não foram afetados, pois o ataque atingiu apenas os servidores da empresa terceirizada.
No incidente, a empresa informou que boa parte dos dados criptografados no incidente é público e está disponível no Portal da Transparência. Nenhum hacker teria conseguido copiar as informações, mas a situação segue monitorada para verificar se não houve vazamento de informações.
A Polícia Civil irá investigar o caso após um boletim de ocorrência ter sido registrado. Os procedimentos de segurança da empresa foram reforçados e serão contratados serviços de testes de invasão para evitar novos incidentes do tipo.
Por: Bruno de Oliveira