A habitação de interesse social será o foco de um dos principais debates do Construa Sul 2025, evento promovido pelo SindusconPR em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Na próxima quinta e sexta-feira (12 e 13 de junho), grandes nomes do setor público e privado estarão reunidos para discutir soluções concretas e parcerias para ampliar o acesso à moradia digna no Brasil.
Em pauta, os desafios para reduzir o déficit habitacional, fortalecer políticas públicas e fomentar investimentos conjuntos entre governos, construtoras e agentes financeiros. O programa Casa Fácil Paraná, da Cohapar, será um dos destaques do encontro. A iniciativa já beneficiou mais de 110 mil famílias em todo o estado, com R$ 1,2 bilhão investidos e previsão de novos aportes que somam R$ 1,5 bilhão.
Voltado a famílias com renda de até dez salários mínimos, o Casa Fácil Paraná atua na construção de moradias, urbanização e regularização fundiária, em parceria com o Governo Federal, municípios e setor privado. Exemplos como esse vêm sendo replicados em outras regiões para enfrentar o déficit habitacional que ainda desafia o país.
No cenário nacional, o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) respondeu por mais da metade dos lançamentos e quase metade das vendas de imóveis no primeiro trimestre de 2025, de acordo com dados da CBIC. Mesmo com a taxa de juros elevada, o mercado cresceu 15,7% em vendas e 15,1% em lançamentos no período.
Além de discutir políticas públicas, a plenária busca fortalecer o diálogo entre o setor público e empresas como a MRV, que aposta em inovação, escala e responsabilidade social para ampliar o acesso à moradia com modelos sustentáveis e de grande impacto.
Serviço
Construa Sul 2025
Ópera Concept Hall – Curitiba (PR)
12 e 13 de junho
Plenária sobre Habitação de Interesse Social: 13 de junho, às 10h
Inscrições e programação completa: www.sympla.com.br/evento/construa-sul/2896206








