A primeira sessão ordinária, que abriu os trabalhos do segundo semestre, começou com manifestação de servidores em frente à Câmara Municipal de Curitiba. Guardas municipais reivindicam plano de carreira e melhores condições de trabalho, como explicou a presidente do sindicato que representa a categoria, Rejane Soldani.

Rejane Soldani disse que com a desvalorização dos profissionais a tendência é que muitos deixem a corporação.

A líder da Oposição, vereadora Giorgia Prates (PT), falou que o início dos trabalhos no segundo semestre tem como foco o plano de carreira dos servidores.


O vice-líder do prefeito na Câmara, Bruno Pessuti (Podemos), disse que o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração enviado pelo Executivo vai descongelar a carreira dos funcionários municipais.

Para o presidente da Casa, Marcelo Fachinello (Podemos), se não houver atrasos, até o fim de agosto, os projetos devem ficar em destaque no plenário.

Segundo o sindicato dos guardas municipais, até o momento, a categoria não conseguiu conversar com o prefeito Rafael Greca. A expectativa dos servidores era de conseguir chamar a atenção do prefeito Rafael Greca e do vice, Eduardo Pimentel, que tinham confirmado presença na primeira sessão ordinária da Câmara. Porém, em razão de incompatibilidade de agenda, ambos não conseguiram comparecer à sessão de abertura do segundo período legislativo.

A CBN Curitiba procurou a Prefeitura de Curitiba, que se posicionou por meio de nota e afirmou que “as secretarias de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e do Governo Municipal receberam os representantes do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal (Sigmuc), no mês de junho, antes de o projeto de lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração ser enviado à Câmara Municipal de Curitiba”. 

De acordo com a nota, a proposta para a carreira dos guardas é um dos seis projetos de lei enviados pelo Executivo que serão discutidos pelos vereadores e que podem receber novas sugestões. A Prefeitura ainda afirma que as discussões da pauta salarial serão realizadas no mês de outubro e que “a remuneração inicial dos guardas municipais de Curitiba é de pelo menos R$3.647,79, uma vez que todos recebem 50% de gratificação sobre o vencimento básico“.