O uso dos equipamentos faz parte do programa Pinhais Mais Segura. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset), esse programa vai fazer parte do projeto Muralha Digital, que ainda está em fase de implantação e deve ser concluído até o fim deste ano.

Há dois tipos de câmeras de segurança utilizadas, as corporais que ficam acopladas ao uniforme dos guardas municipais e gravam imagens e áudios durante as ocorrências, e as utilizadas nos veículos, que mostram a parte da frente da viatura e também o interior do veículo. As imagens das viaturas são transmitidas em tempo real para a Central de Monitoramento da GM que pode acompanhar as ocorrências.

Os dispositivos que garantem segurança aos agentes e também à população começou a ser utilizado há cerca de duas semanas, como explicou o secretário de Segurança e Trânsito do município, Anderson Mendes.

Os equipamentos estão em todos os veículos da Guarda Municipal e também todos os agentes que estão em serviço utilizam as câmeras nos uniformes, até mesmo os servidores que fazem trabalho administrativo, de acordo com Anderson Mendes.

O secretário de Segurança frisou que caso a população entenda que houve abuso durante alguma abordagem pode solicitar as imagens.

Colombo é outro município da Região Metropolitana de Curitiba que estuda o uso dos dispositivos. A cidade vai ampliar o efetivo, pois conseguiu há pouco tempo a liberação do uso de armas pelos guardas municipais, de acordo com o prefeito da cidade Helder Lazarotto.

Em Curitiba, tramita na Câmara Municipal um projeto de lei que pretende regulamentar o uso de câmeras corporais e também nos veículos da Guarda Municipal da cidade.