Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros que atuam no Litoral realizaram 126 resgates desde o dia 18 de dezembro, quando começou a Operação Verão, até o último domingo, dia 26 de dezembro.

De acordo com a porta-voz do Corpo de Bombeiros no Litoral, Tenente Ana Paula Inácio Zanlorenzzi, 124 salvamentos aconteceram em áreas protegidas por guarda-vidas e não houve nenhuma morte. Já em áreas onde não há salva-vidas dois banhistas morreram, um na Praia de Encantadas, na Ilha do Mel e outro entre a Barra do Saí e Coroados, em Guaratuba.

Além dos salvamentos os guarda-vidas fizeram mais de 19 mil orientações aos banhistas e passaram cerca de 6,7 mil advertências para pessoas que estavam em pontos perigosos no mar. Zanlorenzzi ressaltou que foram mais 26,7 mil ações preventivas realizadas.

Nos postos de guarda-vidas, o Corpo de Bombeiros também fez a entrega de 1.569 pulseirinhas de identificação para as crianças. A tenente Ana Paula, destacou a importância das pulseiras e disse que isso garantiu a localização de dezenas de crianças.

Conforme o Corpo de Bombeiros, diariamente são repassadas muitas orientações aos veranistas, que devem ficar atentos às bandeiras espalhadas pelas praias e também para que não entrem no mar em pontos onde não há guarda-vidas, pois o socorro pode não chegar a tempo.