A Prefeitura de Guaratuba, no Litoral do Paraná, protocolou nesta semana o pedido de licença prévia ambiental para as obras de engordamento da orla das prais da cidade. A previsão é de que as praias Central, Caieiras e Prainha recebam a intervenção.

De acordo com o Prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, a obra será licitada pelo governo, mas o estudo inicial é de responsabilidade do município.

Quando os estudos forem finalizados, o executivo estadual deve elaborar o projeto e dar sequência ao processo.

A expectativa é finalizar a obra até o fim do ano que vem.

O engordamento da faixa de areia das praias de Guaratuba será feito nos mesmos moldes do da orla de Matinhos. Por lá essa etapa foi finalizada em outubro do ano passado. A praia foi alargada em até 100 metros em uma extensão de 6,3 quilômetros (do Canal da Avenida Paraná até o Balneário Flórida). Ao todo, foram depositados 3 milhões de metros cúbicos de areia, retirados do fundo do mar pela draga Galileo Galilei. O volume é equivalente a 220 mil caminhões.

A engorda da praia é uma das etapas do Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos. Na última semana o Governo do Estado anunciou intervenções de microdrenagem em Matinhos. Essa é a última etapa do pacote. De acordo com levantamento recente, mais de 70% das intervenções já foram concluídas pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública. A obra tem entrega prevista para o segundo semestre do ano que vem, com investimento de mais de 314 milhões de reais.