A prefeitura de Guaraqueçaba, no litoral paranaense, restringiu a circulação de turistas na região da Ilha de Superagui, após um surto de Covid-19 na região, com 33 casos confirmados. Um decreto municipal foi publicado nesta segunda-feira (3) com restrições de circulação na ilha.

Conforme o documento, turistas e hóspedes que estão em hotéis, pousadas, campings ou similares devem permanecer nesses locais por 72 horas. Além disso, as atividades nesses locais estão suspensas, pelo menos, até o dia 31 de janeiro.

O secretário municipal de saúde de Guaraqueçaba, Alcendino Ferreira Barbosa, frisou que aquelas pessoas que testaram positivo e não são moradoras da região, serão transferidas nos próximos dias. Além disso, os turistas que testaram negativo para Covid-19 estão sendo orientados a deixar a ilha até sexta-feira.

A prefeitura de Guaraqueçaba também instituiu novamente o toque de recolher na região da ilha, com proibição de circulação em espaços e vias públicas entre 20h e 5h.

Além disso, ficam suspensas as atividades dos serviços dos estabelecimentos que não são considerados essenciais e principalmente as de passeios turísticos e atrações artísticas.

No caso de bares e restaurantes fica permitido apenas o atendimento via sistema de delivery ou para retirada no balcão, sendo proibido o consumo no local.

Cultos religiosos também devem ser suspensos, podendo ter a realização feita apenas por meios eletrônicos. Nos casos de aconselhamentos presenciais, devem ser feitos de forma individualizada, com afastamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

Fica proibido ainda o transporte de turistas e pessoas não residentes na Comunidade do Superagui, salvo transporte das equipes médicas e de suporte na área da saúde.

Táxis náuticos e barcos maiores, que ofertam serviços de transporte à Ilha do Superagui, ficam autorizados a funcionar, com o monitoramento dos passageiros mediante listagem de embarque e limite de ocupação de 70% da capacidade.

Os considerados serviços essenciais devem atender as normas previamente determinadas e limitar o acesso de pessoas em seu estabelecimento a no máximo de 30% de sua capacidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Guaraqueçaba, 956 casos da doença já foram confirmados e 21 mortes foram registradas. A cidade possui ainda 46 casos ativos de Covid-19, ou seja, pessoas que podem transmitir o vírus.

Ao todo, o Paraná conta com 57 ilhas, sendo a mais famosa a Ilha do Mel. No entanto, não há restrição de circulação nas demais ilhas, mas seguem mantidas as medidas de prevenção como o uso obrigatório de máscaras de proteção e utilização de álcool em gel.