O governo do Paraná criou um grupo de trabalho para discutir o plano de carreira dos professores do ensino superior nas universidades públicas estaduais.

A ideia é estudar e elaborar as tabelas de cargos e salários com com a participação de vários setores e profissionais de áreas diversas. As reuniões serão realizadas a cada 10 dias. O grupo terá um prazo de 90 dias para conduzir os trabalhos. O objetivo é construir um relatório que aponte as principais necessidades da categoria e os pontos da carreira que podem ser modernizados, dando prosseguimento nas políticas públicas para a área.

No ano passado, como parte desse projeto de modernização da estrutura das sete universidades, foi aprovada a Lei Geral das Universidades, que padroniza a gestão de pessoal, custeio e investimento nas instituições, a partir de critérios públicos, transparentes e auditáveis, e a legislação que regulariza cargos em comissão e funções gratificadas, além da ampliação das possibilidades de parcerias com a iniciativa privada.