Em Curitiba, mais de seis mil pessoas são consideradas como casos ativos do novo coronavírus, ou seja, estão infectadas e com potencial de transmissão. Na maioria desses casos, pessoas que precisaram ser afastadas do ambiente de trabalho para evitar transmitir a doença para os colegas.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que pessoas com qualquer sintoma de gripe ou Covid-19, fiquem isoladas por, pelo menos, sete dias, e procurem atendimento médico para o diagnóstico em caso de sintomas mais graves.

No entanto, para quem trabalha, a apresentação do atestado médico é imprescindível para que o trabalhador não tenha o dia ou os dias de trabalho descontados na folha de pagamento.

Mas então, como fazer em uma situação como essa? A CBN Curitiba conversou com a advogada especialista em direito do trabalho, Francine de Faria, que explicou os direitos e os deveres do trabalhador ao apresentar sintomas de gripe ou do novo coronavírus.

A advogada explica que a primeira medida a ser tomada é comunicar o empregador sobre os sintomas e, a partir disso, buscar o atendimento médico para a identificação da doença e recomendação do afastamento do ambiente laborativo.

Francine de Faria lembra que em alguns casos, a empresa aceita o teste rápido como confirmação de infecção, permitindo o afastamento do trabalhador. No entanto, a garantia se dá no atestado médico apresentado.

Alguns estudos indicam que a variante Ômicron da Covid-19 é mais transmissível e, geralmente, em pessoas vacinadas, causa sintomas leves. Neste sentido, a advogada ressalta que é possível que a empresa opte pelo home office do empregado.

Francine de Faria ressalta que nesses casos o atestado médico deve indicar a impossibilidade da realização do trabalho ou apenas o isolamento para evitar a infecção de outras pessoas.

Na capital paranaense, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o atendimento telefônico em caso de pessoas que apresentem sintomas ou queiram tirar dúvidas sobre a doença. Pelo 3350-9000 é possível falar com um profissional que dará orientações sobre a busca por atendimento e isolamento.

A equipe atende das 8h às 20h, todos os dias, inclusive nos fins de semana.