O número de casos de gripe H3N2 aumentou mais de 500% no Paraná em uma semana. São 262 casos positivos e uma morte contabilizada. Na última semana o número de infectados com a H3N2 era de 38. A primeira confirmação foi registrada no estado no dia 2 de dezembro de 2021.

De acordo com o boletim, dos casos já registrados até o momento, três foram confirmados para a cepa Darwin. Dois nos municípios de Castro e Pato Branco, onde duas mulheres de 23 anos foram diagnosticadas. O outro caso é de um homem de 22 anos, residente do Rio de Janeiro, diagnosticado na cidade de Rio Negro.

Em entrevista à CBN Curitiba nesta segunda-feira (03), o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, descartou um surto de gripe e reforçou que a vacinação contra a influenza é a principal medida para evitar o avanço dos casos. Segundo Beto preto, somente 70% dos paranaenses buscaram a imunização contra a influenza.

Beto Preto destacou a importância também da testagem em massa para aquelas pessoas com sintomas respiratórios.

Os sintomas da H3N2 são conhecidos e, em sua maioria, provocam febre alta, tosse, dor de garganta, cabeça, corpo e articulações. A orientação da Sesa é que em caso de sintomas, a população procure um serviço de saúde para atendimento. Em Curitiba a orientação é ligar para a central telefônica da Prefeitura: 3350-9000