O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), pediu paciência da população por conta da lotação nas unidades de atendimento e hospitais localizados na cidade. Nas últimas semanas, os pronto-socorros e os principais hospitais da capital paranaense registraram alta na quantidade de pacientes.

A alta de diagnósticos de problemas respiratórios, os casos de dengue e o excesso de atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito têm lotado as unidades de saúde. Durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (18), o prefeito pediu que os curitibanos compreendam a situação.

Em meio à situação dos hospitais, a prefeitura de Curitiba suspendeu a vacinação da Covid-19 para a maioria do público na capital. A prefeitura informou que recebeu somente cerca de 2 mil vacinas na última remessa distribuída pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA-PR).

Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde, no dia 12 de abril, e o Paraná recebeu 15,9 mil vacinas. A prefeitura indicou que a quantidade não foi o suficiente para a demanda em Curitiba. Por conta disso, a vacinação para pessoas com 12 anos ou mais precisou ser suspensa. O prefeito falou sobre o caso.

Também nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde anunciou que vai distribuir, na semana que vem, novas doses de vacinas contra a Covid-19. Os novos imunizantes vão proteger contra uma nova variante do vírus. A SESA-PR ficará responsável por enviar as vacinas para os municípios.

Diante da preocupação com a saúde na capital paranaense, o responsável pela pasta no estado, Beto Preto, destacou a dificuldade enfrentada pela população nas unidades de pronto-atendimento e hospitais. Mesmo assim, ele indicou que essa situação também está sendo vivenciada em outras cidades.

A lotação tem atingido, principalmente, os Hospitais do Trabalhador, Universitário Cajuru e Evangélico Mackenzie. As autoridades de saúde pedem que a população se vacine contra a Covid-19 e a gripe, além de combater criadouros do mosquito transmissor da dengue, para tentar diminuir os índices das doenças.