O Governo do Paraná pediu, junto ao Exército, um auxílio para que seja construída uma ponte provisória ao lado da histórica travessia no distrito de Porto de Cima, em Morretes. O acesso, que faz parte da PR-410, a Estrada da Graciosa, está em obras desde outubro do ano passado para melhorias na estrutura.

No momento, o tráfego de veículos na ponte, que comporta apenas um sentido de direção, segue liberado. Porém, quando os serviços passarem a afetar o tabuleiro da ponte, a ideia é que o trecho seja bloqueado, o que ainda não aconteceu. Para isso, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que solicitou apoio ao Exército.

O investimento é de R$ 1,8 milhão e prevê a limpeza, tratamento, reforço, pintura da estrutura metálica e a construção de um novo tabuleiro composto por grade metálica. Nos dois acessos serão executadas novas lajes de transferência em concreto armado equipadas com dispositivos de drenagem.

A ponte também passará por manutenção de estruturas de concreto e remoção de vegetação. Também serão implementadas sinalização e dispositivos de segurança. O secretário disse que esteve com representantes de moradores e que a obra que exigirá a interdição só será iniciada quando o Exército construir a ponte provisória.

Por enquanto, na ponte, está bloqueado o tráfego de veículos pesados, com exceção de ônibus do transporte escolar. Para quem é empresário na cidade, como o Maurício Scucato, a expectativa dos comerciantes é que a situação seja resolvida o quanto antes. Para ele, a ponte provisória será benéfica e evitará a maior perda de faturamento.